Suponha que você esteja fazendo um trabalho, e necessite do trecho de uma obra pesquisada para comprovar, dar credibilidade a sua afirmação, ou melhor, ao seu trabalho. Neste caso você terá de recorrer à citação. Portanto, a citação é a menção que se faz a uma informação retirada de um texto e incorporada ao trabalho científico. Ela representa o diálogo entre as ideias de autores que reforçam um ponto de vista ou são citadas para discordar do posicionamento ali adotado.
Segundo a ABNT (2002), as citações são classificadas em três tipos:Citação Direta; Citação Indireta e Citação de Citação.
Ocorre quando se transcrevem inteiramente os conceitos do autor consultado, reproduzindo literalmente as mesmas palavras do texto citado. Nesse tipo de citação há necessidade da indicação do número exato da página, além do ano de publicação da obra.
Citação com mais de Três Linhas – deve ser destacada, pulando-se uma linha para iniciar a transcrição da citação, com recuo maior da margem esquerda, com tamanho da fonte menor que a utilizada no texto, sem aspas e crédito(s) do(s) autor(res) ao final da citação. Para reiniciar o texto normal, pula-se outra linha:
É assim que podemos acompanhar Henry Edmond ao longo de toda a sua vida e que Hamlet poucas horas passará conosco. Em um dia de leitura podemos viver anos e anos da existência das personagens de uma ficção. Nas poucas horas que dura uma tragédia, pouco mais viveremos que os derradeiros momentos do herói. (SIMÕES, João Gaspar. Ensaio sobre a Criação no Romance, Rio, 1944, p.14)
Ocorre quando se menciona o conteúdo parafraseando de um texto de um autor lido, mas não reproduzido literalmente. Neste tipo de citação, a indicação, exata da página é opcional, mas deve-se obrigatoriamente indicar o ano de publicação da obra e o nome do autor.
Ex.: Para Freud (1974), no inconsciente humano estão represados os desejos mais selvagens, já que o preço da civilização é a repressão das nossas vontades.
Quando o pesquisador não tem acesso fácil ao texto original, pode fazer a citação por meio de outro autor, utilizando para isso a palavra latina apud, que significa citado por. Neste caso, deve-se colocar entre parênteses o nome do autor originalmente citado, ano de publicação da obra, a palavra apud, o nome do autor que citou o original, ano de publicação da obra deste e página em que a citação apareceu.
Ex.: A diferença entre propaganda política e comercial é que a primeira se fundamenta em valores éticos e o segundo explora os desejos humanos (CHARAUDEAU, 1996, apud MONNERAT, 2003, p. 14).